Colchagua, um paraíso do Enoturismo

Reconhecido no mundo inteiro por ser uma das melhores zonas produtoras do Chile e um dos principais destinos enoturísticos, o Vale de Colchagua é um paraíso regado com os melhores vinhos chilenos.

Localizado a pouco mais de 130 km de Santiago, no Chile, o Vale de Colchagua é a casa de alguns dos mais famosos vinhos do mundo e é particularmente conhecido pela qualidade de seus vinhos Cabernet, Carménère, Syrah e Malbec. O melhor do Vale de Colchagua é a diversidade de suas vinícolas, o que converte a região em um dos principais destinos enoturÍsticos do Chile. Em 2005, o Vale de Colchagua foi convertido na melhor região vitivinícola do mundo graças aos seus vinhedos centenários e suas encantadoras vinícolas que formam parte deste maravilhoso vale ao sul de Santiago. Em 2011, foi a vez da revista norte-americana Shermans Travel elegê-lo como o segundo melhor destino turístico ligado ao cultivo e produção de vinho no mundo. O vale revelou-se a união perfeita entre região de importância para a vitivinicultura e destino turístico. Atualmente, conta com a mais bem organizada rota de vinho do país, que inclui uma divertida excursão com o trem Sabores del Valle organizada pela Ruta del Vino.

Como chegar?

É muito fácil chegar ao Vale de Colchagua partindo de Santiago, há os trens da Ruta del Vino que chegam até a região pelo menos dois sábados por mês. Você pode contar também com os trens convencionais da companhia ferroviária Terrasur que leva o turista até a cidade de San Fernando, onde é possível ir até Santa Cruz de táxi ou ônibus e aproveitar das atrações locais.

O que fazer?

Existem inúmeras atrações para visitar no Vale de Colchagua, principalmente ao redor da encantadora cidade de Santa Cruz. A paisagem do vale já é por si mesma uma grande atração com as suas colinas verdejantes, seus numerosos vinhedos e bosques de oliveiras. Portanto, as vinícolas são, sem dúvida, o principal atrativo da região. As visitas são guiadas por profissionais muito simpáticos, com direito a passeio pelos parreirais, aulas de introdução à vinificação e, claro, degustação de diferentes vinhos.

No coração da pequena cidade de Santa Cruz, você irá encontrar uma praça bem agradável rodeada por lojas de artesanato, uma grande igreja e alguns pequenos museus. Nesta mesma praça, Plaza de Armas, está localizado a Loja Ruta del Vino onde o turista poderá reservar passeios pelas vinícolas de Colchagua, comprar lembranças e adquirir vinhos. Dê um passeio pela cidade e não se esqueça de visitar o Museu de Colchagua, que é considerado o maior museu privado da América Latina.

A Vinícola Viu Manent é parada obrigatória para os turistas que visitam a região. Dentro de seu programa turístico, é possível desfrutar de um maravilhoso passeio em carruagens puxadas a cavalos através dos vinhedos; e também prestigiar uma seleção dos melhores vinhos da propriedade. Além disso, o restaurante da bodega, o Rayuela Wine & Grill oferece uma das mais notáveis ofertas gastronômicas do vale.

A Vinícola MontGras é um casarão de estilo chileno onde os visitantes podem fazer degustação, passar a noite, ou passear pelos vinhedos. Em 2012, foi reconhecida como uma das quatro melhores vinícolas para visitar no Chile pelo “Guía de Vinícolas de Chile” de Flávio Faria, constatando a preferência dos turistas e dos apreciadores de vinhos mais exigentes do planeta.

O que beber?

Famoso por seus Carménères, o Vale de Colchagua é dominado pelos tintos, que ocupam 90% dos 23 mil hectares plantados. Neste caso, o maior problema é escolher alguns vinhos entre todas as opções.

Para os turistas que preferem viver a experiência de viajar no trem Sabores del Valle, a Ruta del Vino propõe degustações a bordo. São dois vinhos tintos, um branco e um rosé que farão você embarcar nessa viagem de aromas e sabores. Confira com detalhes a nossa seleção de vinhos:

O Yelcho – Ventisquero Reserva Especial – Cabernet Sauvignon é um vinho tinto de cor vermelho rubi profundo, destaca sua grande intensidade aromática, com frutas vermelhas, tais como as framboesas e os morangos, mirtilos e cassis matizado com notas de pimentas negras, tabaco, baunilha e chocolate. Em boca, é um vinho equilibrado, encorpado e acidez equilibrada com taninos suaves e balanceados onde sobressaem as notas de frutas vermelhas e baunilha.

O Yelcho – Ventisquero Reserva Especial – Carménère 2013 é um vinho tinto de cor vermelho cereja profundo, ressalta aromas a frutas negras e vermelhas como mirtilo, amora, groselha, morango e cereja junto com notas de pimentas que se misturam harmoniosamente com toques de chocolate e baunilha. Em boca é um vinho suave e equilibrado, com taninos maduros e veludados que proporcionam um final persistente com notas de frutos negros e chocolate.

O rosé Pink Sin – Montgras – Zinfandel 2015 é um vinho de cor rosado claro com aromas intensos de frutas vermelhas frescas como frambuesa e morango e com notas de canela e anis. No paladar se sente fresco e espumante, com uma nota frutada e acidez balanceada e agradável.

O vinho branco Montgras Reserva – Sauvignon Blanc 2014 é a grande surpresa dessa viagem de aromas e sabores. Ele é servido na volta para Santiago e surpreende a todos os viajantes com o seu frescor. Com uma cor amarelo palha e ofuscantes notas verdes expressadas em um nariz cheio de aromas como a toranja e toques de pêssego e maçã e marcado com uma sutil nota a pasto recém-cortado. No paladar é um vinho espumante, suculento com notas a lima e maracujá, entregado com uma textura suave e balanceada.

Onde comer?

Entre as visitas e degustações, existem excelentes opções de restaurantes no Vale do Colchagua que podem satisfazer até mesmo o mais particular dos turistas.

O Bistró Alfredo da Vinícola Montes é um charmoso restaurante que serve saladas, sanduíches, carnes grelhadas, e uma deliciosa seleção de entradas. A melhor parte da experiência de jantar no Café Alfredo é que você pode fazê-lo em seu espaçoso pátio cercado por videiras, árvores bem floridas e obras de arte local.

É difícil encontrar uma autêntica comida italiana fora da Itália, mas o Vino Belo, de propriedade familiar, surpreende pela qualidade de sua cozinha. Com vista para os vinhedos de Laura Hartwig, o pátio ao ar livre e seus luxuosos assentos incentivam um almoço de três horas no restaurante. Se você é amante de uma boa carne, o Osso Bucco é de dar água na boca e vai perfeitamente com um vinho tinto do Vale de Colchagua. Para os amantes de massas… o Vino Bello é o paraíso.

Ah! Não esqueca de provar as ostras do Restaurante Rayuella servido com uma taça de Sauvignon Blanc.

Onde dormir?

Apesar de ser uma cidade pequena, existem muitos lugares para se hospedar em Santa Cruz. Você poderá fazer a sua reserva de hotel juntamente com outras reservas como restaurante, vinícolas, passeios, transporte, entre outros diretamente no site da Ruta del Vino que lançou recentemente sua versão em língua portuguesa para proporcionar mais comodidade aos turistas lusófonos, notadamente os turistas brasileiros.

O Terraviña é uma joia escondida localizada nos arredores de Santa Cruz. Encravado no meio de um vinhedo, este hotel dispõe de 19 quartos encantadores com vista para o vale e seus vinhedos o que te permitirá respirar um ar puro admirando as cores das parreiras que estão por todas as partes.

Se você prefere esbanjar, Résidence Lapostolle é um hotel de luxo no vale de Colchagua, onde os preços podem variar de $600.000 a 1.700.000 pesos chilenos por noite, dependendo da época do ano. A reserva inclui uma ou duas noites de hospedagem com base no quarto que escolher; café da manhã, almoço, jantar, vinho (Clos Apalta), atividades ao ar livre, passeios de bicicleta ou a cavalo e visita a adega Clos Apalta.

O Hotel Santa Cruz Plaza está situado no centro da cidade e tem fácil acesso a restaurantes e ao Cassino de Colchagua. Sua atraente construção de estilo colonial, o estilo nobre, a tradição e a história de antigas gerações transportam o turista ao Chile de 1850.

Fazer uma viagem até o vale de Colchagua será uma viagem inesquecível para os amantes do vinho. Desde lojas especializadas em vinhos a refeições gourmet. Colchagua é o resumo da harmonização perfeita.

Por: Diogo Pinheiro da Fonseca

 

Deixe um comentário